Conhecido popularmente como Acari, Cari, Boi-de-Guará e Uacari o cascudo é um dos prediletos no aquarismo
O peixe Cascudo é um peixe que possui uma couraça recobrindo o seu corpo. Na verdade, são pequenas placas ósseas adaptadas à maneira de escamas, que percorrem o corpo em várias fileiras (de três a quatro), o que confere ao Cascudo aparência visual e sensação tátil de lixa. Seu corpo possui coloração parda com algumas manchas escuras. Sua região ventral é geralmente nua. Tem boca inferior (ventral). Pode atingir os 39 cm e alcançar 1,5 kg de peso.
Cascudos mais raros são peixes sensíveis (apesar do nome e da aparência "casca grossa"), tem hábitos alimentares noturnos, tem fama de limpar o aquário (o que não é verdade); como eles se alimentam no fundo pegou essa fama com aquaristas iniciantes. São de pH ácido (maldade forçar sua natureza colocando eles em aquários de pH alcalino, com pretexto de limpar). Precisam de troncos de aroeira no aquário ou rações que contenham extrato de aroeira ou nogueira, se não; não fazem digestão direito e tem sua expectativa de vida diminuída. São pacíficos, mas, como fuçam o fundo, não são indicados para aquários plantados.
O regime alimentar da grande maioria dos Loricarídeos é bastante especializada, alimentando-se primariamente de algas/alimentos de origem vegetal e secundariamente microrganismos aderidos ao substrato duro (ou mole), embora exista algumas poucas espécies com hábitos essencialmente carnívoros. Possuem intestinos relativamente longos comparado a outros peixes, o que contribui para uma dieta primária herbívora e iliófaga na maioria das espécies de loricarídeos.
Sua boca (que adere firmemente em objetos e alimentos) e dentes são adaptados para alimentar-se de uma gama enorme de alimentos como algas, invertebrados, detritos e outros. Algumas espécies de Panaques podem ingerir madeira em sua dieta.
Sua alimentação em aquário deverá ser a mais variada possível. Fazendo uma breve analogia de sua alimentação encontrada em seu ambiente natural e a disponibilizada em cativeiro, a intenção é que o aquarista tente chegar próximo ao que ele encontrará na natureza. O fornecimento de rações próprias para peixes de fundo (pastilhas, bottons), além de legumes e verduras (pepino, abóbora, repolho, alface, etc) deverá ser ministrado regularmente. Importante recordar que verduras e legumes podem putrefazer na água, sendo recomendo que sejam fornecidos e retirado em menos de 24h. Uma dica é usar um palito de churrasco para espetar estes alimentos e fixar no substrato do aquário, retirando algumas horas após, renovando sempre os alimentos.
É sempre interessante distribuir troncos ou raízes no tanque, para satisfazer a necessidade de algumas espécies por polímeros de cadeia longa (monômero) como polissacarídeo ou carboidrato. Em especial os são iliófagos, como os do gênero Panaque sp.
A água do aquário, como todos já sabem, deve possuir qualidade ímpar, com amônia e nitritos zerados, nitrato sempre o mais baixo possível. Filtragem eficiente, manutenção regular e periódica, população equilibrada e alimentação de boa qualidade são nossos maiores aliados para manter a qualidade da água a melhor possível. Sua temperatura poderá variar de acordo com a espécie. Para os amazônicos ou que residem próximo a Linha do Equador, se desenvolvem melhor em temperatura entre 26º e 29ºC, enquanto as espécies que frequentam regiões mais ao sul, entre 20 e 26ºC, mas que também se adaptam a temperatura mais alta sem maiores traumas. O pH e dureza também poderão variar de acordo com a região proveniente, no geral pH entre 6.0 e 7.0, assim como dureza baixa a moderada irá satisfazer a maior parte das espécies.
Embora boa parte vive em ambiente lótico, quando criados em aquário o fluxo de água passa a ser indiferente. Apesar de não ser uma regra, quanto mais achatada a espécie em seus flancos, maior a probabilidade de serem encontrados em ambiente com forte corrente de água. O importante aqui é possuir uma filtragem eficiente ao invés de se preocupar com o fluxo na água.
Nome Científico: Hypostomus affinis
pH: entre 6,8 à 7,0
Temperatura: 25 a 29 ºC