Seja tradicional, estilo japonês ou como um espelho d’água de alvenaria de uma casa moderna.
A beleza do lago ornamental é inquestionável, além de possuir boa durabilidade e permitir a você o convívio com a água dentro do jardim. Porém é muito comum acontecer de a água do lago ficar esverdeada. Da mesma forma que ocorre em um aquário, o lago precisa ter sua água monitorada com freqüência, e a qualidade da água deve ser medida por meio de testes.
Aumentar a quantidade de plantas específicas para diminuir o lodo e cuidar da saúde dos animais também são uma prerrogativa dos que pretendem instalar um lago ornamental.
Elemento chave no paisagismo de casas e prédios, os lagos artificiais não são apenas uma tendência: estão presentes nos jardins há muitos anos. Seja nos tradicionais jardins estilo japonês ou como um espelho d’água de uma casa moderna.
O jardim é definitivamente uma boa maneira de se ter um pedacinho bonito, relaxante e até mesmo sofisticado da natureza. Existem vários tipos de jardim, e cada um tem suas próprias características, além de serem passíveis de harmonização com o restante da propriedade.
O que pouca gente sabe é que também é perfeitamente possível ter um lago no jardim. Os chamados lagos ornamentais são uma tendência cada vez mais forte no paisagismo, já que a inserção de águas nos jardins é uma das coisas que mais tem crescido nessa área.
A qualidade da água é de fundamental importância, para os peixes e plantas que compõem a decoração dos tanques de jardim. Kínguios e carpas apreciam uma água levemente alcalina, com um valor de pH entre 6.8 e 7.8, podendo suportar as temperaturas compreendidas entre 3º e 32º Célsius.
Para auxiliar-nos na manutenção da requerida qualidade, temos à disposição uma série produtos, especialmente desenvolvidos, os quais devem ser administrados com regularidade à água de nosso tanque. Para um melhor efeito, estes produtos devem ser usados desde o início da formação do ambiente aquático, e não como corretivo de problemas já existentes.
Os alimentos industrializados (rações) para peixes de água fria são especialmente formulados para suprir as necessidades nutricionais destes organismos. Seu valor nutricional é função da capacidade de fornecer energia para a manutenção dos processos vitais e material para a formação dos tecidos vivos. As proteínas são a principal matéria prima destes tecidos sendo utilizadas em sua composição, crescimento e regeneração.
Todas técnicas usadas são importantes para funcionamento da biologia e equílibrio do seu lago. Também a escolha estética de forma, dimensão e fauna. Ressaltamos que alguns estilos de lagos são muito usados hoje em dia, entre eles, os no estilo Japonês, os lagos de cascatas, lagos estilo Balinês, lagos de alvenaria e os lagos chamados "Piscina Biológica" que são a grande tendência do momento.